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sistema de ensino pitagoras
  • Artes

    A Arte é uma manifestação humana ancestral, um modo singular de conhecimento, interpretação e intervenção da realidade, que não se deixa substituir por nenhum outro. Experiência fundamental de liberdade de expressão, de memória e desenvolvimento da cultura.

    Considerando a Arte como manifestação particular da capacidade de construção simbólica do ser humano, o estudo da disciplina deve criar oportunidade para que o aluno sistematize experiências e conhecimentos em relação à produção artística.

    O ensino de Arte desenvolvido pela professora Cíntia centra-se no aluno e em seus interesses, valorizando a espontaneidade baseados nos três princípios do ensino da Arte: apreciar, contextualizar e produzir. A aula de Arte é um espaço que proporciona ao aluno estímulo e oportunidades para manifestar a criatividade e expressar-se.

    Para que o aluno compreenda e valorize a expressão artística, as aulas são planejadas com objetivos específicos buscando tornar o aprendizado contextualizado e significativo.

    Durante as aulas o aluno:

    • entra em contato com obras de arte e de reconhecer a produção artística. Aprende com a obra significa sensibilizar-se no contato com ela, aprecia-la conhecer dados sobre a obra e o artista;
    • vivencia a exploração do espaço, do corpo, da percepção de objetos;
    • realiza construções individuais que estimulam a percepção, a imaginação, a fantasia e a espontaneidade;
    • realiza construções coletivas que desenvolvam atitudes de colaboração com o grupo e de interesse da arte;
    • realiza construções artísticas livres a partir de materiais;
    • participa de atividades lúdicas que estimulam o contato com o universo da arte; investigam sobre obras, artistas e contexto de produção;
    • trabalha expressão e pesquisa rítmica com corpo e com materiais variados
    • vivencia atividades envolvendo teatro : relaxamento, dramatização, improvisação, jogos vocais;

    OBJETIVOS GERAIS - competências e habilidades:

    • Conhecer diversas formas de arte;
    • Utilizar os elementos básicos das expressões artísticas, modo de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação de arte;
    • Expressar emoções, sentimentos e ideias pessoais por meio de diferentes linguagens da Arte;
    • Analisar o significado sociocultural da produção artística;
    • Contextualizar a produção artística no processo de construção da identidade coletiva e a memória cultural;
    • Valorizar a arte, como forma de crescimento pessoal; como forma de conhecimento, interpretação e transformação da realidade;
    • Posicionar-se criticamente diante de produções artísticas;
    • Cria estratégias para a apreciação de produções artísticas inovadoras;
    • Descobrir e aprimorar suas próprias potencialidades em Arte, ampliando a percepção, a imaginação e a capacidade de expressão criativa.
  • Educação Física

    As aulas de Educação Física, ministradas pela professora Kelli, vão muito além da manutenção da saúde corporal, da aptidão física e da performance desportiva; o ensino da Educação Física contribui com o desenvolvimento do educando na perspectiva de assegurar-lhe o acesso às práticas corporais, à vivência da corporeidade de forma lúdica, o exercício da cidadania e da ética.
    Alguns princípios orientam o processo ensino-aprendizagem, com vista a atender a formação mais ampla do aluno, são eles: a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo; às práticas corporais como linguagem.

    OBJETIVOS GERAIS

    O ensino da Educação Física oportuniza o desenvolvimento das seguintes competências:

    • Apropriar-se da corporeidade por meio de diferentes práticas corporais;
    • Aprender criticamente as manifestações corporais produzidas pela humanidade;
    • Praticar movimentos corporais;
    • Promover a saúde voltada para a qualidade de vida, conhecendo o próprio corpo e dele cuidar;
    • Conviver com a diferença e a diversidade adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade;
    • Valorizar o lazer, como prática de higiene e saúde física e mental.

    A seleção de conteúdos para o ensino da Educação Física deve basear-se nas demandas e necessidades dos educandos, em seus conhecimentos prévios, em conceitos, procedimentos e atitudes.

    CONTEÚDOS PROGRAMADOS

    Conceituais:

    • A brincadeira e o uso de espaços e tempos diferenciados;
    • A brincadeira e o uso de objetos de cores, formas, números, texturas diferentes;
    • Jogos e brincadeiras de outros tempos;
    • Jogos e brincadeiras de outras culturas;
    • Criação de brincadeiras;
    • Criação de regras;
    • Iniciação aos jogos pré-desportivos;
    • Ginástica: geral, artística, caminhada;
    • Esportes: atletismo, futebol, handebol, basquetebol, voleibol;
    • Dança: criativa,folclórica.

    Procedimentais:

    • Vivência de jogos, brincadeiras, danças, movimentos corporais que possibilitem ampla experimentação corporal, lúdica e social.

    Atitudinais:

    • Reconhecimento de si mesmo e de outro;
    • Reconhecimento do sentido das ações pessoais;
    • Cooperação;
    • Respeito às regras.
  • Espanhol

    Através do estudo de outra língua, aprendemos, sobre a cultura e os costumes dos países que a utilizam como veículo de comunicação diária. Podemos compreender a pluralidade cultural que caracteriza os povos do mundo, utilizando a língua como instrumento no desenvolvimento da tolerância e aceitação das diferenças.

    As habilidades linguísticas produtivas são baseadas por meio de práticas orais e escritas das funções linguísticas apresentadas dentro de um contexto comunicativo compreensível e relevante.

    Além do importante papel de informante da língua estrangeira, os professores Laura e Marcelo guiam e gerenciam o processo de ensino aprendizagem. O aluno é o participante ativo e coautor de todo o processo. Muitas atividades envolvem comunicação real, as tarefas realizadas são significativas, conduzindo ao aprendizado.

    O aluno aprende a língua interagindo através da comunicação real e com propósito definido (aprendizagem experiencial).

    As atividades são gerais do processo de aprendizagem das Línguas Estrangeiras- Inglês e Espanhol- estão representadas pelas competências a serem desenvolvidas em três áreas:

    CONCEITUAL (saber conhecer)

    • Desenvolver as quatro habilidades básicas- leitura, compreensão auditiva, fala e escrita;
    • Reconhecer e praticar as funções linguísticas;
    • Adquirir um vocabulário passivo que lhe permita compreender pequenos textos;
    • Adquirir um vocabulário ativo que lhe possibilite comunicar-se em situações cotidianas.

    PROCEDIMENTAL (saber fazer)

    • Desenvolver seu potencial criativo;
    • Gerar novos conhecimentos;
    • Desenvolver estratégias de aprendizagem;
    • Desenvolver autonomia para aprender, refletir e agir;
    • Transformar informações em conhecimentos;
    • Comunicar-se em situações cotidianas.

    ATIDUDINAL (saber ser, saber conviver)

    • Desenvolver atitudes de tolerância e aceitação das diferenças culturais entre povos;
    • Aprofundar a compreensão de sua própria cultura.
  • Gênio das Finanças

    Gênio das Finanças é um programa de Educação Financeira Comportamental, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que entendem a Educação Financeira como uma área de conhecimento transdisciplinar.

    O programa envolve todos os aspectos relacionados à formação do comportamento do indivíduo com relação às finanças e é fundamentado em conceitos da Psicologia e da Economia. Aplicado em uma aula por semana, o programa ensina os alunos de forma prática, como superar armadilhas psicológicas relacionadas às finanças, formando cidadãos que sabem planejar, estabelecer metas e assumir atitudes conscientes.

    O programa destina-se aos alunos do Infantil II ao 9º ano.

    Com o gênio das finanças, o aluno aprende:

    • Resolver problemas e tomar decisões autônomas, baseadas na mudança de atitude
    • Consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável
    • Planejar em curto, médio e longo prazo
    • Desenvolver a cultura da prevenção
    • Ter uma postura criativa e empreendedora
  • Líder em Mim - LEM

    O Líder em Mim é o único programa de educação socioemocional do Brasil, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento.

    CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional), é uma organização internacional fundada em 1994, sediada em Chicago (EUA), e reconhecida mundialmente como uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional em educação. O endosso do programa por parte do CASEL é uma validação dos mais altos padrões de qualidade, em critérios de avaliação para programas de Aprendizagem Socioemocional (SEL).

    Os conteúdos são produzidos em parceria com a marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os alunos e a equipe escolar são levados a refletir sobre formas diferentes de enxergar as situações (VER), mudando comportamentos (FAZER) e assim conseguem alcançar resultados diferentes e consistentes (OBTER).

    O modelo Ver-Fazer-Obter cria novos paradigmas, práticas efetivas e resultados reais. Quando mudamos a maneira como vemos as coisas, influenciamos o que fazemos e os resultados que obtemos.

    O foco dessa transformação acontece especialmente em 3 dimensões:

    Liderança: desenvolvimento das habilidades de liderança.

    Cultura: desenvolvimento na cultura escolar.

    Acadêmico: desenvolvimento nos resultados acadêmicos.

    O programa destina-se aos alunos do Infantil I ao 9º ano e trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nossos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir. Em um mundo em intensa e constante transformação, tais habilidades tornam-se tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo, permitindo que nossas crianças e jovens sejam protagonistas da própria vida, tenham uma formação cidadã, tenham a capacidade de tomar decisões e lidar com os desafios dos novos tempos.

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas, mais do que ensinar os conteúdos tradicionais, desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos, incorporando estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes, e com isso, é possível ter a formação íntegra dos estudantes.

  • Musicalização

    1º Período até o 5º ano

    Musicalização é estimular na criança o contato com o mundo musical que existe dentro dela, e ainda favorecer a apreciação tanto afetiva quanto criativa do mundo de sons que existe a sua volta fazendo-a perceber os benefícios que a música pode trazer para sua vida.

    A música contribui enormemente no processo de desenvolvimento do ser humano, segundo estudos científicos, o som pode interferir diretamente no estado emocional de qualquer indivíduo, chegando mesmo a ser definida como a “linguagem das emoções”.

    O contato com instrumentos musicais facilita na criança atividades neurológicas, o intercâmbio de informações cerebrais, estimula a memória, a audição, a coordenação psicomotora e o raciocínio.

    Na educação infantil e Ensino Fundamental os aspectos musicais trabalhados induzem ações comportamentais, motoras, gestuais e rítmicas, desenvolve as percepções, a atenção, estimula o gosto por ouvir e cantar músicas, desenvolve e amplia o vocabulário, resgata a cultura popular, favorece o conhecimento de diversos gêneros musicais e dá a oportunidade para as crianças conhecerem as histórias de alguns compositores, músicos e cantores mais conhecidos de nossa cultura.

    Berçário, Maternal I, Maternal II e Maternal III

    As aulas são ministradas pela professora de classe favorecendo a interdisciplinaridade, pois, ela é capaz de afetar o ser humano em todos os níveis de compreensão: intelectual, afetivo, prático e espiritual.

  • Pensamento Computacional - Mind Makers

    Pensamento Computacional e o Empreendedorismo Criativo, a partir de uma metodologia ativa e de aulas super dinâmicas, para desenvolver habilidades indispensáveis. Todos os conteúdos Mind Makers estão alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e, juntos, trabalham de forma criativa as competências gerais da BNCC.

    O Pensamento Computacional apresenta fundamentos da Ciência da Computação para desenvolver habilidades relacionadas à resolução de problemas, ganhou relevância nos últimos anos e tornou-se conteúdo obrigatório em mais de 50 países. No programa, os alunos aplicam tecnologias digitais como programação, robótica, eletrônica digital, internet das coisas, inteligência artificial e práticas Maker para solucionar problemas interdisciplinares. As aulas são baseadas em projetos e usam técnicas de gamificação para engajar os alunos e desenvolver competências indispensáveis aos profissionais do presente e do futuro. O conteúdo programático evolui conforme uma trilha de aprendizagem que vai do Infantil I ao 9º ano.

  • Período Integral

    Matutino

    • Ed. Infantil

    Vespertino

    • Ed. Infantil e Ensino Fundamental I

    O período integral é uma opção para as famílias que desejam que seus filhos permaneçam o dia todo na escola. Sensíveis a esta necessidade, procuramos atender nossos alunos, através da recreação, a qual se desenvolve no horário contrário ao que os alunos estudam na série correspondente a sua idade, e tem como objetivo desenvolver atividades prazerosas para as crianças que necessitam ficar na escola em período integral.

    As atividades desenvolvidas acontecem de forma lúdica, favorecendo a exploração, a criatividade e a interação em grupos com crianças de diversas faixas etárias.

    Durante a semana as crianças participam de atividades diversificadas como:

    • oficina de artes,
    • culinária,
    • ciências ( experiências, observação de animais e plantas),
    • atividades corporais,
    • teatro,
    • brincadeiras livres,
    • desenvolvimento do raciocínio mental,
    • realização das tarefas de casa (no caso do aluno que precisa realizar o dever de casa, a professora auxilia dando apoio pedagogia durante a sua execução).

    Obs.: As atividades são planejadas e adaptadas para as diferentes faixas etárias.

    Opções: de 1 a 5 vezes por semana.

  • Programa Dentário preventivo

    Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais

    O programa tem por objetivo proporcionar à criança (principalmente em idade pré-escolar) um nível de saúde diferenciada, não só dentro dos parâmetros bucais, como também relativo à saúde geral.

    O programa preventivo dentário desenvolvido com as crianças abrange diversas atividades voltadas à prevenção odontológica em que a escovação é o foco principal.

    Para que haja uma conscientização desse hábito tão importante para nossa saúde, são realizadas quinzenalmente, com a dentista responsável, visitas à escola onde tem um contato direto com as crianças e realiza diversas atividades como: apresentação de filmes educativos, palestras e orientação sobre a higiene bucal, atividades manuais (pinturas, desenhos, colagens, etc.), ênfase na relação dos alimentos saudáveis com a saúde bucal, supervisão do procedimento correto na escovação e do uso do creme e do fio dental, exames bucais e encaminhamento e orientação para os pais.

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